terça-feira, julho 12, 2005

O Banquete

Nas horas desertas de uma sala escura, vislumbra-se apenas o halo de seu rosto. As cortinas pesadas ocultam ainda mais as formas da noite.
Perdido em pensamentos vãos, as órbitas de seus olhos saltam e iluminam-se. Contraste com a escuridão densa e opaca. Podia-se tocar o breu da noite, sentir sua espessa camada negra, fria e gelatinosa.
Tateia distraidamente os objetos sobre a mesa com a precisão de quem acerta as horas em seus milésimos de segundo.
Sua mão toca a espátula pontiaguda e, então, começa a abrir, uma por uma, as cartas guardadas no fundo da gaveta. Com destreza, enfia a ponta no canto do envelope e sai rasgando o papel firmemente num só movimento.


Seu coração ficou pesado como se a poeira do tempo tivesse se depositado nele, formando uma crosta tão dura que lhe impedia de respirar livremente.
Por muitos anos sua covardia adiou a leitura das cartas. Temia as palavras mais do que o próprio abandono ao qual se lançou. Duplo abandono.
Vivia de forma miserável, se arrastando pela casa como um pobre diabo, tinha aquela cara sempre macerada revestida de uma palidez angustiante. Seu andar era oblíquo, típico de quem se esconde de si mesmo.


Decidido a mudar, ele espera a noite chegar para encobrir-lhe as fraquezas. Tira as cartas do fundo da gaveta. Abre-as pausadamente como se prestasse um culto às palavras reclusas.
Olha aquele monte de papel e vai até a cozinha. Traz uma vela, uma bela garrafa de cabernet e um prato – a mais fina porcelana chinesa. Pica as cartas em pequenos bilhetes e serve-se deles.
Come cada pedacinho com a solenidade pedida nos banquetes e depois vai dormir.
Image hosted by Photobucket.com

2 comentários:

Vítor Leal Barros disse...

a fuga tem mecanismos terríveis Lu...seria isso o que procuravas neste texto?

Imagens fortes como sempre....sabes uma coisa...os teus comentários enriquecem-me (como ser humano)

obrigado por tudo...

eu vou responder, sabes que o faço, como eu adoraria que os meus dias tivessem 48 horas!!!!.... bem só me posso considerar uma pessoa abençoada por tanta vida (vulgo trabalho a fazer) que este mundo me dá....

beijo grande

Lu disse...

Vítor querido, o crescimento é mútuo!
Eu acho que a personagem escolheu acabar com tudo à moda mais antiga, num quase ritual canibalista. Já que não pode devorar o objeto de seu desejo, ao menos as cartas deixadas por ele. Outro beijo grande.