segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Para que servem as listas?

Não sei bem, talvez para serem contestadas. O certo é que elas proliferam ano após ano.
Apresento-lhes a lista dos “Cem Melhores Filmes”, feita pelo crítico inglês Ronald Bergan que consta no seu livro que acaba de ser traduzido e publicado pela Editora Zahar.
Bergan apresenta comentários sobre cada um dos filmes que selecionou, ordenados rigorosamente em ordem cronológica.
Se há injustiças? Ou melhor seria dizer omissões? Sempre há, mas confesso que fiquei orgulhosíssima ao ver citado o brasileirinho Cidade de Deus.
Cinéfilos, deliciem-se.

O Nascimento de uma Nação – O Gabinete do Dr. Caligari – Nosferatu, o Vampiro – Nanook, o Esquimó – O Encouraçado Potemkim – Metrópolis – Napoleão – Um Cão Andaluz – O Martírio de Joana d’Arc – Nada de Novo no Front – O Anjo Azul – Luzes da Cidade – Rua 42 – O Diabo a Quatro – King Kong – O Atalante – Branca de Neve e os Sete Anões – Olímpia – A Regra do Jogo – ... E o Vento Levou – Jejum do Amor – As Vinhas da Ira – Cidadão Kane – Relíquia Macabra – Pérfida – Ser ou Não Ser – Nosso Barco, Nossa Vida – Casablanca – Obsessão – O Bulevar do Crime – Nesse Mundo e no Outro – A Felicidade Não se Compra – Ladrões de Bicicleta – Carta de uma Desconhecida – Um País de Anedota – O Terceiro Homem – Orfeu – Rashomom – Cantando na Chuva – Era uma Vez em Tóquio – Sindicato de Ladrões – Tudo o que o Céu Permite – Juventude Transviada – A Canção da Estrada – A Mensagem do Diabo – O Sétimo Selo – Um Corpo que Cai – Cinzas e Diamantes – Os Incompreendidos – Quanto Mais Quente Melhor – Acossado – A Doce Vida – Tudo Começou no Sábado – A Aventura – O Ano Passado em Marienbad – Lawrence da Arábia – Dr. Fantástico – A Batalha de Argel – A Noviça Rebelde – Andrei Rublev – The Chelsea Girls – Bonnie e Clyde – Meu Ódio Será sua Herança – Sem Destino – O Conformista – O Poderoso Chefão – Aguirre, a Cólera dos Deuses – Nashville – O Império dos Sentidos – Taxi Driver – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – Guerra nas Estrelas – O Casamento de Maria Braun – O Franco-Atirador – ET, o Extra-terrestre – Blade Runner, o Caçador de Andróides – Paris, Texas – Heimat – Vá e Veja – Veludo Azul – Shoah – Uma Janela para o Amor – Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos – Cinema Paradiso – Faça a Coisa Certa – Lanternas Vermelhas – Os Imperdoáveis – Cães de Aluguel – Trois Couleurs – Através das Oliveiras – Quatro Casamentos e um Funeral – Troy Story – Fargo, uma Comédia de Erros – O Tigre e o Dragão – Amor à Flor da Pele – Traffic – O Senhor dos Anéis – Cidade de Deus – Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

10 comentários:

Sandman of the Endless disse...

Oi, querida!
Como estás? Hoje lembrei de ti, precisava conversar.... Deu-me vontade de ligar, mas você anda tão sumida... Notícias, please...
Um grande beijo,
Ed

Lu disse...

Oi Ed!!! Saudades suas também.
Jamais hesite em ligar quando sentires vontade de conversar. Apesar do sumiço virtual, estou bem próxima.
Outro beijo grande,
Lu

Lua em Libra disse...

Luuuuuu,

saudades, amada. Volto pra te ler como se deve. Por enquanto, deixo meu beijo na alma.

Ana disse...

Bom ler-te de novo:)

Lu disse...

Lia, minha Lia.
Bom saber-te de volta.
Assim que puder vou te ler e espero logo logo voltar a cuidar melhor desta casa.
Beijos,
Lu

Lu disse...

Puxa Ana, quanto tempo.
Saudades.
Beijão.

dade amorim disse...

Oi, Lu.
Sou louca por listas e por cinema. Mas sempre tenho vontade de trocar alguns nomes, enxertar outros. De qualquer jeito, a maior parte desses aí merece um lugar.
Saudade daqui, Também gostei do post sobre Maiakovski e o poema que ele não fez.
Beijo pra você.

Lu disse...

Dade querida, eu também sou uma cinéfila. Infelizmente, por motivos de estudo ando, o aconchegante escurinho do cinema vai ter que esperar.
Estou há dias para postar um textinho bobo que escrevi depois que vi Piaf. Espero fazê-lo ainda essa semana.
Beijos.

Val disse...

Eu fiquei Uau aqui por Quatro casamentos e um funeral estar na lista. É um filme que eu adoro. Vi trocentas vezes e quando estou zapeando a tv e vejo que ele está passando, eu paro para olhar, não importa em que trecho o filme está. Maior fixação. Gosto por razões ultra-ego. Mas nunca tinha pensado que ele poderia estar numa lista cheia de filmes bam-bam-bam, em? Tudo-de-bom!
Beijo grande! Bom poder 'conversar' contigo de novo.

Lu disse...

Vaaaal! Nega, quanto tempo!
Fala a verdade, a gente se sente mega vaidosa quando lê os nossos filmes preferidos nestas listas dos 'fodões', não é? Sei lá que sentimento é esse, mas é parecido com vingancinha infantil: "Eu não disse que era bom!? Não disse?"
Beijo saudoso,