sexta-feira, abril 20, 2007

Prêmio Vivaleitura 2007


Prêmio Vivaleitura 2007 é lançado em Brasília

Maior premiação individual para fomento à leitura no Brasil tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas ao tema

O Prêmio Vivaleitura 2007, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), será lançado dia 23 de abril, em Brasília, na sede da OEI. O prêmio, que faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura. A ação tem execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Na sua primeira edição, em 2006, o Prêmio Vivaleitura recebeu 3.031 inscrições de todo o Brasil. Os trabalhos vieram de todos os estados brasileiros e os vencedores foram o projeto Jegue-Livro, implementado em Alto Alegre do Pindaré, no interior do Maranhão; o projeto Cordel: Rimas que Encantam, desenvolvido em São Gonçalo do Amarante, interior do Ceará; e Liberdade pela Escrita, programa que leva literatura a um presídio feminino de Porto Alegre.
O prêmio nasceu da intenção de dar continuidade à mobilização pró-leitura empreendida durante o Ano Ibero-americano da Leitura (2005), o “Vivaleitura”. A iniciativa tem duração inicial prevista para dez anos (2006-2016) e é a maior premiação individual para fomento à leitura no Brasil.
Dividido em três categorias de abrangência nacional, poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: (1) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) escolas públicas e privadas; e (3) sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na categoria “Sociedade”, uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 25 mil.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (http://www.premiovivaleitura.org.br) ou via postal (veja serviço abaixo). O prazo de inscrição vai de 23 de abril a 9 de julho de 2006. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987. As ligações são gratuitas.
Para a fase final da premiação, serão selecionados cinco projetos de cada categoria, de acordo com critérios como originalidade, dinamismo da ação na construção da cidadania, recursos utilizados, pertinência da ação desenvolvida com a comunidade, abrangência, duração e resultados alcançados, entre outros. A fase final do julgamento será realizada por uma comissão avaliadora composta por profissionais da área de leitura e sociedade. Os finalistas serão anunciados em setembro e a premiação está prevista para acontecer no dia 30 de outubro, em Brasília (DF).
Notícia publicada na Revista EntreLivros.

2 comentários:

i disse...

Eu também acho que ele não descansou... quer dizer, sobre "esse aí" não acho nada, entende? Só estou reproduzindo o que "dizem", sabe como é...

Lu disse...

Ops, acho que não percebi... quem não descansou, querido?